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André Fernandes - Timbuktu

 

A Tone of a Pitch, editora portuguesa fundada em 2002 que alcançou já a impressionante marca dos 19 CD editados, tem vindo a revelar-se um projecto de grande consistência e qualidade, começando agora inclusive a dar os primeiros passos na edição de nomes estrangeiros, nomeadamente com o excelente “Now Yes When” do Dan Weiss Trio. André Fernandes, guitarrista e um dos mais talentosos músicos da nova geração de “jazzmen” portugueses, é sócio fundador da editora e uma das faces mais visíveis do projecto. Depois de uma série de outras excelentes gravações, de onde se destacam o já referido “Now Yes When” e “This Life”, o novo registo do contrabaixista Mário Franco em colaboração com David Binney, é agora editado “Timbuktu”, o mais recente registo do guitarrista, sucedendo-se ao fortíssimo “Howler” de 2003. Nesta gravação, Fernandes é acompanhado pelo saxofonista Matt Renzi, Pete Rende no piano e teclado rhodes, Jesse Chandler (dois temas) também em rhodes, no contrabaixo Matt Pavolka, Nelson Cascais (dois temas) e Bernardo Moreira (dois temas), e na bateria André Sousa Machado, Alexandre Frazão (dois temas) e Bruno Pedroso (um tema).

A música de “Timbuktu” surpreende e agarra-nos logo desde o início do disco, antes de mais pelo rigor com que os arranjos são tocados, com grande espontaneidade, soando os temas como verdadeiras canções. As composições, todas da autoria do guitarrista com a excepção de um tema de Rende e um “standard” de Coltrane (“26-2”), são fortíssimas e partilham uma fascinante utilização do espaço musical, “respirando” de uma forma pouco habitual neste tipo de música. No primeiro tema, o elegante “Good people”, André Fernandes surge a tocar guitarra acústica, uma opção em que se revela particularmente forte e que poderia ter sido ainda mais explorada ao longo do disco, e Renzi realiza uma das (muitas) fortíssimas improvisações de “Timbuktu”. Em “Follow the leader”, o ambiente é intenso, mais próximo da energia do rock alternativo, sempre presente no universo musical do guitarrista, transformando-se, um pouco mais à frente, em bop e swing vibrantes no tema de Coltrane, tocado em quarteto com Chandler, Cascais e Frazão, e com um excelente trabalho (e som) da guitarra de André Fernandes. Destaque ainda para “Rasgo” – Bernardo Moreira excelente no contrabaixo e o guitarrista novamente em registo acústico -, brilhante. Uma editora e um músico que deixam marcas fortes no panorama jazz nacional.

Timbuktu
Tone of a Pitch
8/10
in Público