Português | English

ONC Produções

Biografia

João Paulo Esteves da Silva

Piano

Nasceu em Lisboa, em 17 de Maio de 1961 numa familia de músicos.

Tendo começado a tocar piano com quatro anos de idade, João Paulo estudou música na Academia de Santa Cecília, no Conservatório Nacional de Lisboa e , a partir de 1984, em Paris como bolseiro do Governo Português.

Exímio instrumentista (entre os seus diplomas contam-se o Curso Superior de Piano com 20 valores, “Prix Jacques Dupont”, “Prix d’Excellence” e o “Prix de Perfeccionement”, obtidos no Conservatório Nacional e em Paris), a sua actividade reparte-se por vários géneros musicais, do jazz à música popular portuguesa, à clássica e ao fado.

Sendo considerado um músico de jazz, linguagem onde se exprime à vontade, o ecletismo é uma das suas reconhecidas virtudes, sendo amiúde solicitado para interpretar, compor ou orquestrar trabalhos de músicos dos mais variados quadrantes.

Sérgio Godinho, Vitorino, José Mário Branco, Fausto, Filipa Pais, Tomás Pimentel, Mário Laginha, Maria João, Pedro Caldeira Cabral, Ana Paula Oliveira, Carlos Martins, André Fernandes e Carlos Barretto, são alguns músicos que solicitam os seus préstimos, sendo de referir, de entre as suas colaborações recentes, as orquestrações e acompanhamento no CD de Maria Ana Bobone, “Srª da Lapa”, os arranjos da peça interpretada por Maria João Pires no trabalho de Mísia ou ainda a sua presença em “Sempre” de Carlos Martins.

No plano internacional, não menos importante, vem sendo as solicitações de nomes como John Stubblefield, Graham Haynes, Hamid Drake, Frank Colon, Claudio Puntin, Stephen Schon, Michael Riessler e ainda Peter Epstein, saxofonista com quem tem grandes afinidades.